Família feliz na floresta

FÉRIAS DE VERÃO E OS CUIDADOS COM DENTES E SAÚDE BUCAL

A prevenção é o melhor caminho

O fim de ano chegando e já começaram as programações típicas natalinas e de Ano Novo. O que não pode faltar, no entanto, são cuidados com a saúde, seja na dieta ou na alimentação. 

A rotina dos cuidados, inclusive a bucal, precisam ser levadas em conta para não serem alteradas, ou pode desencadear problemas relacionados aos dentes e toda a higiene na boca. 

Prevenção é a palavra do momento, concorda? Mais fácil e barato!

Vão as Dicas:

Visite o dentista para uma revisão

Pode ser um momento mais tranquilo para visitar o dentista. Uma limpeza profissional ou até mesmo verificar as restaurações antigas... Leve a família toda, as crianças também merecem cuidados especiais. Para um crescimento saudável a saúde bucal é fundamental! Cáries ocultas podem atrapalhar a alimentação das crianças, por exemplo.

Escovação e fio dental

Entre todas as festividades do ano, as comemorações de Natal e Réveillon são as que demandam mais atenção com a saúde bucal.  "O açúcar em excesso  nos  panetones, sobremesas e refrigerantes, já é, de  forma  geral, bastante prejudicial à saúde bucal, mas encontra nos aparelhos dentários um facilitador de retenção". Por este motivo, a dica é simples: mesmo cansado depois das festas ou durante as férias de janeiro, mantenha na bolsa um kit com escova, pasta e fio dental. É a melhor opção para não negligenciar o hábito. Se você não usa aparelhos os cuidados também são primordiais. Mau hálito, gengivites e periodontites se iniciam com descuidos aparentemente simples na rotina de higiene bucal e visitas ao dentista.


De olho na alimentação 

Alimentos como a castanha e as nozes, tão presentes nas ceias natalinas, fazem com que seja preciso redobrar os cuidados com a alimentação. Podem danificar aparelhos dentários e até mesmo machucar a boca. Para quem não usa aparelhos, os cuidados ainda existem, alimentos muito duros podem trincar bordas dentárias, fraturar esmalte e até próteses aparentemente bem instaladas.

Cuidado com as brincadeiras

Para quem usa aparelhos dentários, atenção redobrada nas brincadeiras ao ar livre e em piscinas, uma queda pode danificar diretamente o tratamento, além de machucar. Crianças mesmo não usando aparelhos cuidados com quedas e fraturas nos dentes da frente. Caso ocorra a avulsão de um dente (saída dele da boca), tente não pegá-lo pela raiz, lave-o com água potável corrente ou soro fisiológico, e procure atendimento rapidamente. Ele pode ser reimplantado!

Estaremos atendendo urgências e rotinas no período de férias. 

Desejamos a você e sua família

Boas Férias, Feliz Natal e ótimo 2021!

Dr Nielsen e equipe

whatsApp 35 9956-8539

 
  • Instagram
  • Facebook

©2019 by N. Proudly created with Wix.com